quarta-feira, 14 de outubro de 2009

NOTA DE FALECIMENTO

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, eu darei, de graça, da fonte da água vivificante. Eu serei o seu Deus e ele será o meu filho” (Ap 21,6-7)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu com pesar a notícia do falecimento do bispo auxiliar emérito de Porto Alegre, Dom Frei Antônio do Carmo Cheuiche, OCD, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 14 de outubro.


Reconhecido pelo seu amor à arte e à cultura, Dom Cheuiche foi um dádiva de Deus para a Igreja do Brasil e da América Latina. Sua presença e reflexão sempre apontaram para uma Igreja inculturada, aberta e atenta às grandes questões da contemporaneidade. Identificado com o Cristo na simplicidade e na ternura, fazia-se próximo de todos quantos o procuravam.

A Igreja no Brasil será sempre grata a Dom Cheuiche que, nos seus 40 anos de ministério episcopal, prestou inúmeros serviços, especialmente como bispo auxiliar de Santa Maria e de Porto Alegre. Autor de vários livros, foi também membro da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja.

Inspirados na fé, podemos dizer que Dom Cheuiche teve a graça de ser chamado à Casa do Pai às vésperas da festa de Santa Tereza de Ávila, figura exponencial da família carmelita à qual também pertenceu nosso estimado irmão. Console a todos a palavra do Cristo que disse: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11, 25).

Brasília, 14 de outubro de 2009

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: