quinta-feira, 3 de setembro de 2009

‘QUE NÃO SEJAM OS MAIS POBRES QUE PAGUEM PELA MUDANÇA CLIMÁTICA’, PEDE BENTO XVI

O Papa Bento XVI pediu que não sejam os mais pobres que paguem o maior preço pela mudança climática, no domingo passado, depois da oração do Angelus, diante de muitos fiéis presentes no pátio do palácio apostólico de Castel Gandolfo. “Em particular, animo os países industrializados a cooperar responsavelmente pelo futuro do planeta e para que não sejam as populações mais pobres que paguem o maior preço pela mudança climática”, disse.

A reportagem é do sítio Zenit, 30-08-2009. A tradução é do Cepat.

Suas palavras foram motivadas pela celebração, na Itália, no dia 01 de setembro, da Jornada para a defesa da criação, que, nesta ocasião, tem como tema a importância do ar.

Bento XVI qualificou esta jornada como “um acontecimento significativo, de relevância também ecumênica”. Este ano, esta jornada tem como tema a importância do ar, que o Papa considerou um “elemento indispensável para a vida”.

“Como fiz na Audiência geral da quarta-feira passada, exorto todos a um maior compromisso pela tutela do que foi criado, dom de Deus”.

Nesse dia, o Papa advogou pela construção de um novo modelo de desenvolvimento que proteja o meio ambiente e convidou a comunidade internacional a uma conversão ecológica.

“Experimentando a comum responsabilidade pela criação, a Igreja não somente está comprometida na promoção da defesa da terra, da água e do ar, entregues pelo Criador a todos, mas sobretudo se empenha em proteger o homem da destruição de si mesmo”, afirmou.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Um comentário:

Anônimo disse...

Na mensagem anterior, que dizia que este tipo de debate é muito bom e importante e sugere que se tente encontrar uma maneira do pessoal do interior do Estado poder participar é um comentário do Zezinho de Assis-sp. Esqueci de me indentificar!
Sucesso!
Gratos