sábado, 5 de setembro de 2009

OS DISCÍPULOS RECOLHEM TRIGO NO SÁBADO - Lc:6,1-5

O Sábado era o dia do senhor, na tradição judaico-religiosa. E não era permitido mover nem uma palha. Um exagero parecido com um fanatismo religioso. Os fariseus, que viviam “na cola “ de Jesus para pegá-lo em flagrante desobedecendo a tradição religiosa, acusam os discípulos de infringirem a lei do repouso sabático. Alguns dos fariseus lhes diziam: Por que fazeis o que não é permitido no sábado? Para eles, segundo a sua escala de valores, aquilo era um enorme desrespeito às tradições religiosas, ao censurar os discípulos, na verdade estavam censurando o próprio Cristo.

Jesus, porém, rebateu a crítica dos fariseus porque o respeito a essas tradições, para Jesus, só tinha sentido quando fosse para o bem das pessoas. A atitude dos fariseus perante as traições religiosas era exagerada, para não dizer, absurda. O dia do senhor que era no sábado, foi mudado por Jesus, ao ressuscitar no domingo. Agora, imagine o seu filho sofre um acidente e precisa de cuidados médicos, mas não pode ser atendido porque é domingo. Isso não faz sentido religioso, mais sim, é uma mentalidade religiosa, uma maneira errada de ver as coisas, só porque os antepassados pensavam assim.

Digite aqui o resto do post PRIMEIRA LEITURA
Col:1,21-23
21. Também a vós que, outrora, vivíeis afastados e éreis inimigos, só pensando em obras más,
22. agora, no tempo presente, ele vos reconciliou pelo corpo carnal do seu Filho, entregue à morte, a fim de que possais comparecer diante dele como santos, íntegros e irrepreensíveis…
23. Isso, enquanto permaneceis bem fundados na fé, sem vos desviardes da esperança dada pelo evangelho que ouvistes, pregado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

SALMO RESPONSORIAL
Sal:54,3-4; Sal:54,6; Sal:54,8

3. Deus, pelo teu nome, salva-me, pelo teu poder faze-me justiça;
4. Deus, ouve a minha oração, presta ouvidos às palavras da minha boca.
6. Eis que Deus virá em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida.
8. De todo coração vou te oferecer um sacrifício, o sacrifício de louvor a teu nome, SENHOR, porque és bom;

EVANGELHO
Lc:6,1-5
1. Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam.
2. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
3. Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também?
4. Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer”.
5. E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: