quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ENCONTRO NACIONAL DE LEIGOS EM BRASÍLIA REÚNE REPRESENTANTES DE 37 ASSOCIAÇÕES


Aconnteceu no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília, nos dias 31 de julho a 02 de agosto o Encontro Nacional de Representantes das Associações Laicais Nascidas a Partir do Carisma das Congregações. O encontro foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral pelo Laicato.

Digite aqui o resto do postO encontro reuniu aproximadamente 65 pessoas de todo o país e contou com a presença do bispo referencial do Setor Leigos da CNBB, dom Antônio Celso de Queirós. Também contou com a participação da presidente-diretora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Márian Ambrósio, além do assessor do Setor Leigos da CNBB, professor Antônio Geraldo Aguiar.

De acordo com um dos coordenadores do encontro, o assessor da CNBB, Geraldo Aguiar, o evento foi importante por que reuniu pela primeira vez 37 associações de leigos de todo o Brasil. “Foi muito bom o encontro, pois, desta forma, como foi elaborada a reunião, pudemos conhecer mais cada associação de leigos, pois todos tiveram a oportunidade de se apresentar, contando um pouco da sua história e de que forma é a sua metodologia de trabalho”, explicou o professor.

Durante o encontro foi refletido e estudado as diretrizes da CNBB; sobre a vocação dos leigos na Igreja no Brasil; a apresentação de cada associação, da Comissão Episcopal Pastoral pelo Laicato e do Conselho de Leigos, entre outros assuntos.

No dia 2 houve a avaliação do Encontro Nacional pelos participantes, e de acordo com o assessor do Setor Leigos, Geraldo Aguiar, o público avaliou de forma positiva. “Vieram me dizer que a iniciativa tomada pela CNBB, por meio do Setor Leigos foi muito importante para se estudar as novas medidas, as novas diretrizes com que nos embasaremos daqui por diante. Acho que o índice de aprovação foi enorme”, afirmou o assessor, que diz ter se surpreendido com a diversidade encontrada entre os 65 participantes, das 37 associações leigas representadas. “Vimos gente de Norte a Sul do país. Cada qual com a sua diversidade cultural que lhe é peculiar. Mas, mesmo com essa grande disparidade cultural, percebi que a maioria dos leigos ali presentes, em sua metodologia de trabalho era voltada a ajudar a parcela mais necessitada de nossa sociedade, o que me deixou profundamente feliz e esperançoso”, afirmou Geraldo Aguiar.

De acordo com a coordenação do Encontro, não foi fixada uma data futura para o 2º Encontro Nacional, mas “há a perspectiva de um novo encontro, provavelmente no primeiro semestre do próximo ano”.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: