
De acordo com a organizadora do evento, Magda Melo, este tem sido o retrato de todas as 16 paróquias da arquidiocese de Porto Velho. “A princípio, a função das paróquias eram encaminhar as delegações que chegam à cidade para as famílias credenciadas. Mas o que acontece na realidade é simplesmente fantástico, pois as paróquias, por livre iniciativa, estão recepcionando, buscando no aeroporto ou na rodoviária, estão servindo refeições aos visitantes, confraternizando com festas e shows musicais, entre outros”, afirmou à organizadora.
Para a coordenadora geral da paróquia Nossa Senhora das Graças, irmã Maria da Luz a acolhida tem sido especial. “Estamos recepcionando a caravana vinda do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), e estamos preparados para recebê-los da melhor maneira possível. Contamos com a participação da comunidade, já que trabalhos com mais de 70 voluntários para nos ajudar no credenciamento, transporte, alimentação e auxílio de qualquer natureza aos 150 delegados inscritos em nossa paróquia”, enfatizou.
Já para o coordenador geral da paróquia Sagrada Família, José Vitorino a acolhida dos integrantes da comitiva vinda do Regional Oeste I da CNBB (Mato Grosso do Sul) é feita com o maior entusiasmo possível pelos mais de 30 voluntários, pois de acordo com Vitorino, muito deles (voluntários) deixaram momentaneamente as próprias famílias e amigos para se dedicarem exclusivamente ao 12º Intereclesial. “Muitos que aqui hoje estão nos ajudando pediram férias nos respectivos serviços para poderem se dedicar a esta nobre missão que nos foi atribuída, que é confraternizar com os nossos irmãos vindos das mais longínquas partes deste imenso Brasil”, afirmou o coordenador, que ressalta ainda a importância da comunidade no apoio. “a colaboração da comunidade foi e é muito importante, pois precisamos dos donativos doados para continuarmos a alimentar esses irmãos que em nossa casa chegam. Por isso peço que continuem a doar mantimentos, pois eles [mantimentos] são muito importantes no desenrolar do nosso trabalho”.
“Após passar dias viajando, chegar ao nosso destino e sermos contemplados com tanto amor e dedicação como estamos sendo tratados, é algo pra ficar marcado em nossos corações”, afirmou Aparecida Ribeiro das Neves, vinda na delegação do Mato Grosso do Sul.
Na paróquia Nossa Senhora do Amparo, a coordenadora da acolhida, Marisa Isabel Frank explica que com os 45 voluntários com quem está trabalhando, a produtividade da paróquia está seguindo todos os prognósticos previamente estabelecidos. “Desde quinta-feira, 16, estamos recebendo os nossos convidados. A princípio ficamos com receio, pois nunca havíamos participado de uma acolhida tão grande como esta, no total 318 pessoas, sendo seis bispos. Mas logo constatamos que todos os esforços feitos antes, em nossas reuniões, foram valiosos, pois não obtivemos nenhum incidente registrado até o momento”, afirmou Mariza.
O 12º Intereclesial das CEBs começa hoje, 21, em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, às 19h, horário local (20h, horário de Brasília) e segue até o dia 25.
Fonte: site CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário