sábado, 18 de julho de 2009

CHEGOU A HORA DA CONFERENCIA DE SEGURANÇA EM ASSIS

Conferências Livres levam debate sobre Segurança a todo o País!

No auditório do tribunal de justiça, na sede do sindicato, na escola, dentro do presídio, ou na associação de moradores, as Conferências Livres não tem local demarcado para acontecer. Também não há número fixo de participantes, basta que um grupo de pessoas se proponha a discutir e apontar novos rumos para a segurança pública no Brasil.

Embora as etapas livres dispensem formalidades, elas assumem um poder de transformação social, já que as sugestões colhidas nessas atividades vão compor o caderno de propostas a ser votado pela plenária final da 1ª. Conferência Nacional de Segurança Publica–CONSEG, marcada para 27 a 30 de agosto de 2009 em Brasília.

De acordo com o coordenador de Metodologia da 1ª. CONSEG, Fabio Deboni, apenas três regras dever ser levadas à risca para que a conferência livre tenha validade. A primeira delas é que o ponto de partida dos debates seja o Texto Base elaborado pelo Ministério da Justiça- publicação disponível para download no portal http://www.conseg.gov.br/.

Depois é necessário que os organizadores da etapa preencham um relatório padrão (também acessível no portal) com informações sobre os princípios e diretrizes definidos pelo grupo com a finalidade de nortear a construção de um novo modelo de segurança para o país. “Por fim, é fundamental que este documento seja enviado em até sete dias para o endereço eletrônico relatorio@conseg.gov.br.”, completa Deboni.

As etapas livres podem ser realizadas até 31 de Julho de 2009. Até lá a expectativa é de que sejam realizados 600 eventos deste tipo, com a participação de mais de 30 mil pessoas. Em geral as atividades são conduzidas por estudantes, gestores públicos, religiosos, associações de moradores, grupos de mulheres, bombeiros, guardas municipais e policiais.

“Pelos relatórios que recebemos até agora podemos notar que os profissionais de segurança são os que estão mais mobilizados”, afirma Deboni. O objetivo central das conferências livres é ampliar o debate proposto pela 1ª. Conseg, alcançando segmentos que não necessariamente participariam das etapas convocadas pelo poder publico.

200 pessoas inscritas discutem Segurança na UNESP- Assis
Foi difícil idealizar uma Conferencia Livre para discutir e elaborar propostas para melhorar a Segurança Publica em Assis. Isto ficava mais difícil numa região, onde o interesse pelo bem comum não interessava muito. Hoje a inversão de valores fala mais alto. Entretanto, durantes meses um grupo de pessoas idealistas foram ajuntando forças, vontade política e fé, o que resultou afinal em um evento de cidadania que já conta com mais de 200 inscrições! Valeu a luta, o esforço e ter fé! No próximo sábado, dia 18, Assis promove sua Conferencia sobre Segurança, onde sairão princípios e diretrizes para a Construção de um Plano Municipal de Segurança para Assis, participação na elaboração do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.

Um exemplo muito bom que pode encorajar a população de Assis é que no município de Foz do Iguaçu-PR, um povo mais treinado na cidadania, não perdeu tempo e fez logo mais de 100 Conferencias Livres! Seriam mais politizados que nós!?

Outro dado para se pensar é que no Estado de São Paulo, as Conferencias Eletivas, para municípios acima de 200 mil habitantes, os órgãos públicos estão promovendo estas conferencias e a população está ficando de fora! Não é o propósito da 1ª. CONSEG.

Em Assis, ao contrário, é a sociedade civil que teve a iniciativa e está à frente de tudo!
Parabéns Assis! Entrementes, vamos avançar para águas mais profundas!

Foi dado o primeiro passo. O Prefeito Municipal de Assis – Ezio Spera deu posse em 15/07/09 ao Conselho Municipal de Segurança de Assis-COMSEP, onde José Aparecido dos Santos, membro titular e Pe. Orlando de Almeida, membro suplente representam a Igreja na Diocese de Assis-sp.

José Aparecido dos Santos - CNLB Diocesano e Membro do CONSEG - Assis

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: