Neste dia 2 de junho teve início a 72ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB (SP), no Mosteiro de Itaici, bairro de Indaiatuba (SP). O início, marcado pela espiritualidade, foi presidido pelas presidência do Regional: Dom Nelson Westrupp, scj, Bispo de Santo André, Presidente; Dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena, vice-presidente; e Dom Airton José dos Santos, Bispo de Mogi das Cruzes e constou da Leitura da Palavra de Deus, reflexão, feita por Dom Nelson e preces comunitárias. A Assembléia terminará na próxima quinta-feira, dia 4, ao meio dia.
Ao saudar os participantes, o presidente do Regional assim se expressou: “Ao longo de nossa assembleia queremos ter presente a co-responsabilidade eclesial e pastoral. Temos a oportunidade, também, de renovar e fazer crescer a fraternidade e manifestar a nossa comunhão com o santo padre o Papa Bento XVI e entre todas as nossas Igrejas Particulares do nosso Regional. Enfim, acolho a todos e a todas com muita alegria e na ternura misericordiosa do coração de Cristo, neste mês dedicado especialmente ao Coração de Jesus”.
Na reflexão sobre a Palavra de Deus, Dom Nelson disse: “A passagem dos Atos dos Apóstolos que acabamos de ouvir, pode causar em nós uma provocação, um desafio. Diz o texto que naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja que estava em Jerusalém. Às vezes lendo os jornais, vendo os noticiários, as revistas, parece que a Igreja de hoje também, até certo ponto, passa por uma perseguição. Mas eu me pergunto: A oposição, a perseguição contra a Igreja é unicamente um mal ou pode também trazer algo de positivo para a sua expansão, para o seu crescimento? No dia em que Estêvão foi martirizado, a Igreja começou a ser perseguida. Diz ainda o texto: “todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria. Os apóstolos iam por toda a parte levando a Boa-Nova”. Da terra lamacenta do ódio, da morte, da perseguição e da prisão, vai nascer a Missão Universal da Igreja e continuará através das gerações e só terminará quando Cristo for tudo em todos, reunidos na mesma mesa, no banquete da vida em plenitude”.
No início dos trabalhos, o presidente do Regional recordou algumas mudanças acontecidas no episcopado paulista desde a última assembléia, as novas nomeações e lamentou o falecimento de Dom David Picão, Bispo Emérito de Santos, ocorrido no dia 30 de abril passado.
Em seguida pediu ao secretário, Dom Airton, que encaminhasse os trabalhos deste dia. Foi apresentada e aprovada a pauta, na qual constam comunicações das Comissões Episcopais de Pastoral, nesta primeira tarde e que continuarão na quinta-feira. Apresentaram seus relatórios as Comissões de Liturgia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.
De todos os relatórios foi possível perceber aspectos de luz, isto é, muitos esforços das pessoas envolvidas nas diversas atividades de cada Comissão. Por outro lado também se percebem dificuldades em avançar, especialmente em algumas áreas, como na formação de catequistas, envolvimento de novos membros nas atividades pastorais e outras.
Amanhã, quarta-feira, os Bispos, em sessão reservada tratarão da próxima visita ad limina (encontro que os bispos tem com o Papa a cada cinco anos), que se realizarão de 5 a 26 de novembro próximo. Por sua vez, os Coordenadores Diocesanos de Pastoral se reunirão com o Padre Luiz Alves de Lima, SDB, que refletirá com eles sobre a Iniciação à vida cristã, um dos temas abordados na última Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril último. No período da tarde, todos os participantes da Assembléia se dedicarão à reflexão e escolha do tema da próxima Assembléia das Igrejas a ser realizada no próximo mês de outubro. Também será apresentado o relatório financeiro.
De Itaici, Maria Alba Vega, assessora de Imprensa
IMPRIMA ESTE TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário