terça-feira, 23 de junho de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011: ESCOLHIDOS OS TEMAS E O LEMA

Aconteceu nos dias 15 e 16 a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep), em Brasília. Esta reunião teve o intuito de avaliar a Campanha da Fraternidade 2009 (CF) “Fraternidade e Segurança Pública” e escolher os temas e lemas para a Campanha de 2011.

“A reunião acontece todos os anos e tem como finalidade avaliar a campanha do ano corrente, apresentar a campanha do ano seguinte e a escolha do tema e do lema para a campanha de dois anos depois”, afirmou o secretário executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella.

Ficou escolhido então que em 2011 o tema será “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”. E em 2010, a Campanha será ecumênica e terá como tema “Economia e vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, escolhido no ano passado.

A avaliação da CF 2009 é feita pelo Consep, juntamente com os responsáveis pela Campanha da Fraternidade nos Regionais e pelos assessores da CNBB.
O padre José Vanzella, apresentou os números da avaliação colhidos a partir de questionários enviados às dioceses e regionais. A análise dos dados, enviados pela internet, teve o auxílio da professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Maria Valéria. O resultado mostra que a Campanha foi realizada com êxito e que a Via Sacra foi um dos subsídios mais usados pelas paróquias.

Uma preocupação do Consep foi o baixo número de dioceses que participaram da avaliação, apenas 17% respondendo ao questionário. Segundo padre Vanzella, esse número aumentou em relação ao ano passado.
Ainda de acordo com o padre Vanzella, após a escolha dos temas o próximo passo será a realização de um seminário que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, na sede da CNBB em Brasília, para estabelecer os assuntos e as estruturas para a Campanha de 2011 e, posteriormente, apresentá-las para aprovação dos bispos.

Fonte: CNBB

IMPRIMA ESTE TEXTO

14 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que o Hino venha com play back

Anônimo disse...

Concordo com o colega, esses cantos são difíceis......

Anônimo disse...

Paz e Bem!
Carissimos Irmãos Bispos espero que a CF 2011 atinga seus objetivos, como a reciclagem e o respeito ao planeta que é nossa casa, como um bom franciscano estarei fazendo minha parte...
Abraços!

Lucas de OLiveira disse...

Espero Que a campanha Vem Com As Partituras Dos cânticos.Para Tocar Os cânticos Certos Sem Erros.Gilson Lucas-Miranda Pantanal Sul-MS-Brasil

Anônimo disse...

Só não aprende quem não quer; porque se fosse besteiras aprenderiam sem precisar ensinar, mas como é algo relacionado a igreja colocam logo dificuldades para aprender...

Anônimo disse...

Quase sempre a CF fica resumida na abertura, onde se trabalha o tema, no decorrer do ano nada mais se fala, nada mais se aprofunda. Este ano devido à relevancia do tema, sugiro que os 365 dias do ano seja apresentado, mostrado,trabalhado e aprofundado.

IsAdora disse...

[violet]Eu me chamo isadora e estou fazendo um trabalho escolar e este site me ajudou muito.
Obrigado

bíìh disse...

eu me chamo beatriz mas pode me chamar de bia eu estou trabalhando com o tema da campanha 2011 em cidadania eu faço 7série e esse site esta me ajudando muito e vou mostrar no meu colégio que eu tenho força amor e paz!!!!!!!!!@@$$ KKK ;)OBRIGADO!!!bjus txe amúúh bííh .ribeiro

Márcia disse...

Comnetarios de um amigo temente a Deus ,do movimento salvai almas.. eu concordo com ele.
comenDa mesma forma quanto à Igreja Católica, e a ação dos nossos bispos. Num outro comentário mostramos como o Santo Padre deu um tapa com luva de pelica nesta campanha da fraternidade ecológica, falando em "ecologia do homem", que implica na defesa da vida humana, antes de qualquer outra defesa. Observem porém, a absurda inércia com que se portaram os luminares de nossa Igreja: tomados de uma pusilanimidade inexplicável eles praticamente nada fizeram para evitar as leis do aborto em nosso meio, enquanto saem agora a campo para defender a água, a tartaruga, a vitória régia e o mico leão dourado, na natureza é sua deusa.

Quantos bispos, por exemplo, saíram em defesa do valente Dom Sobrinho, naquele caso da menina do Nordeste obrigada a abortar? Todos os que se calaram, todos os que nada fizeram, e ai daqueles que combateram aquela firme atitude, hão de enfrentar a Justiça divina, em sua ira máxima. É desfaçatez sem limites propor uma fraternidade da água, quando as crianças de tenra idade estão sendo corrompidas por um governo imundo, que faz do sexo e tudo o que a ele diz respeito, a meta máxima de um processo educativo. Quando crianças são ensinadas nas escolas a se masturbarem desde cedo, clama aos céus que nossa Igreja, volte-te apenas para a deusa gaia, a tal mãe terra, quando o cuidado dela pertence ao seu Criador.

Pior do que viver esta política de avestruz, que finge atividade e canta loas em cima do que é inócuo, é saber que dentro de poucos meses o mundo inteiro estará envolvido na mais tremenda das tribulações, porque os guias cegos são incapazes de ver o principal, o único que interessa a Deus que são as nossas almas. Ou seja: aquilo que o articulista acima afirma ser um ataque do comunismo e da besta contra a Igreja, acontece dentro dela mesma, pois quando um bispo combate outro, por combater o demônio, tem dentro da própria casa uma serpente, não precisa buscá-la entre os inimigos declarados.

Pois bem: se os homens e mulheres de bem se calam diante do mal que avança, não resta a Deus outra alternativa senão permtir que todo o planeta seja varrido por uma tsunami como esta que aconteceu no Japão. Isso virá em breve, porque Deus já não suporta mais tanto cinismo, tanta incúria, tanta desfaçatez, e principalmente em ver sua casa sendo transformada num covil de ladrões de almas.

É por isso que em breve, muito em breve, antes que os responsáveis tenham tempo de respirar, virá o Dilúvio, e levará a todos. Jesus profetizou assim, e assim será!
Aarão.
Se querem saber disso e muito mais entre neste site.
http://www.recadosaarao.com.br
www.salvaialmas.com.br
Que Deus abre os olhos e ouvidos destes Bispos, Deus tenha piedade de nós.. claro rezemos por eles.

Anônimo disse...

Isso e a maior mentira.....
o mundo nao ta acabando nao!!!!!
nos poderiamos morar na australia.....
todos nos...
a populaçao mundial!!!!

Anônimo disse...

ALELUIA IRMÃO!!

alexia disse...

obrigado, esse texto me ajudou muito!

Anônimo disse...

O mundo não está acabando mas se não ciudarmos ele vai acabar,por isso que a cnbb quer nos ajudar,concientizar as pessoa s para não poluirmos o mundo!

Anônimo disse...

Realmente e maravilhoso ter esta ferramenta para trabalhar na Igreja, ajuda a muitos, sou educadora ambiental, estou començando um trabalho n catequesis da minha Igreja.Espero que as pessoas deixem de ser inconcientes com tudo que Deus nos deu, e començem a ter atitude sobre tudo na Igreja onde o Espiritu Santo fala nos corações e mentes, para plantar arvores, no matar e amar a Natureza.