sexta-feira, 8 de maio de 2009

“DÊ UM PASSO PELA PAZ”

TEM CONTINUIDADE COM AS “CONFERENCIAS LIVRES"

Histórico
Desde o inicio do processo preparatório da Campanha da Fraternidade de 2009, iniciado em novembro de 2008, o CNLB Diocesano Assis já elaborava uma proposta de continuidade para a temática sobre Segurança Publica, envolvesse o quanto possível a sociedade civil. O CNLB Assis, por sua própria competência e natureza institucional, como organismo laical, que tem por princípio fazer a representatividade e promover a articulação do laicato na sociedade, recebeu do Colegiado Diocesano a incumbência nata de se responsabilizar pela Coordenação da CF. na Diocese, “rosto da Igreja no mundo”. Por isso, compreendia, desde então, que o Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG seria o seguimento civil que responderia a aquela expectativa, além da obviedade natural. Conseqüentemente foi o que ocorreu até o momento, sendo parceiros em todas as atividades correlatas, vivenciadas pela comunidade assisense. Neste sentido, logo após o processo de avalia da Audiência Publica e DÊ UM PASSO PELA PAZ, a Coordenação Diocesana da CF discutiu e delegou ao CONSEG a missão de promover a iniciativa das Conferencias Livres, um mecanismo moderno e inovador para a participação popular como contribuição para a 1ª. Conferência Nacional de Segurança Publica a se realizar em Brasília, em agosto de 2009.

Primeira Conferencia Livre em Assis
O Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG, em sua reunião ordinária, em Abril/2009, colocou em discussão a proposta da Coordenação Diocesana da CF. de que o CONSEG seria a entidade facilitadora da realização das primeiras Conferências Livres em Assis. Aprovada a proposta, o Conselho constituiu Comissão que irá preparar a Conferencia. Em seus primeiros encaminhamentos esta Comissão já desenvolveu uma programação mínima, a partir de uma data proposta e local a serem confirmados, que seriam 26, 27 e 28 de Junho/2009, na UNESP-Assis. Esta Comissão continuará trabalhando semanalmente na Casa dos Conselhos, à Rua Candido Mota, 48 tendo em vista todos os preparativos para este evento da maior importância para a população assisense. Assis, já vítima da violência não pode se ausentar desta discussão!

O que são as Conferências Livres
Conferências Livres são instrumentos de participação que ampliam e estimulam a construção de espaços e debate onde os diversos setores da sociedade brasileira podem expressar, debater e aprofundar a discussão contribuindo para a formação das diretrizes de uma nova Política Nacional de Segurança Pública.

Por que fazer?
As Conferências Livres são um importante instrumento de exercício da democracia onde a sociedade brasileira passa a assumir a responsabilidade com a organização dos espaços de participação e propiciam a participação de novos atores em todo o processo da Conferencia Nacional de Segurança Pública, possibilitando assim que cada um de nós possa participar da elaboração da 1ª. Conferência Nacional de Segurança Pública e contribuir para a construção do novo paradigma de Segurança Pública no Brasil.

Como?
As Conferências Livres podem ser realizadas em qualquer local, desde universidades, escolas e associações de bairro, até batalhões, delegacias de polícia e sede de Guardas Municipais. As conferências livres são espaços de autonomia social, onde a sociedade brasileira poderá criar novos mecanismos de participação, utilizando métodos e linguagens mais próximas de suas práticas e vivências cotidianas. As Redes e Organizações do poder estatal e da sociedade civil também devem organizar Conferências Livres.

Próxima Etapa
Na próxima semana apresentaremos os novos encaminhamentos organizacionais que a Comissão Organizadora da Conferência Livre do CONSEG deverá discutir e elaborar em reunião ordinária no dia 07/05/09, na Casa dos Conselhos, à Rua Candido Mota, 48, às 19h30min horas. Apresentaremos também mais detalhes sobre as Conferências Livres que estão acontecendo enormemente pelo país afora!

José Aparecido dos Santos - CNLB Diocesano Assis e Coordenação da CF.2009

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: